sexta-feira, 17 de abril de 2015

Livros novos

Neste mês os leitores interessados em pesquisas acadêmicas na área de História ganham boas novidades: “História e cultura urbana: a cidade como arena de conflitos”, organizado por Denilson Botelho, e Interpretações do Brasil, organizado por Fábio Almeida de Carvalho e João Kennedy Eugênio.
História e cultura urbana é uma coletânea contendo resultados parciais de pesquisas historiográficas, entre seus autores estão os professores Pedro Vilarinho Castelo Branco, Francisco Alcides do Nascimento e Francisco de Assis de Sousa Nascimento, que integram o corpo docente do Departamento de História e Mestrado em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí. No site da Editora Multifoco lê-se:

Crônicas, literatura, canções, teatro e jornais. Esses são os objetos abordados na coletânea [...]. É através deles que cada um dos autores aqui reunidos nos leva a refletir sobre cidades como Teresina, Oeiras, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses textos são preciosos resultados parciais de pesquisas em desenvolvimento. Seus autores são flagrados em suas oficinas, a manejar com esmero e habilidade os instrumentos de análise que empregam no seu ofício. A cidade é para eles arena de conflitos na qual cada um pinçou um objeto a ser destrinchado: jornais, crônicas, literatura, canções e teatro.


O livro pode ser comprado pelo site da editora ou na coordenação do Mestrado em História do Brasil, localizado no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí.
Interpretações do Brasil, organizado por Fábio Almeida de Carvalho e João Kennedy Eugênio - professor do Departamento de História da UFPI - será lançado no dia 29 de abril em Teresina, as 18:30, na Livraria Anchieta. O livro trata-se de coletânea contendo 29 artigos acadêmicos que giram em torno da questão "que país é esse?".

Boas leituras.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário