quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cooperação entre UFPI e Corregedoria de Justiça do Piauí permitirá digitalização de documentos


A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Piauí e o Departamento de História da Universidade Federal do Piauí devem firmar em breve um termo de cooperação técnica. O objetivo é digitalizar documentos dos acervos cartorários e de processos de fóruns. O primeiro trabalho deverá ser realizado com documentação da Comarca de Castelo do Piauí, um dos sete primeiros municípios criados no Estado.
Para discutir os termos da cooperação, reuniram-se no começo da tarde desta quarta-feira (8/4/15), na sede da Corregedoria Geral de Justiça, o  corregedor geral, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, o juiz auxiliar Max Paulo Soares de Alcântara, os professores doutores Pedro Vilarinho, pró-reitor de Pesquisa da UFPI, Antonio Fonseca Neto, chefe do Departamento de História e Johnny Santana de Araújo, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Memória (NUPEM). Presentes também os estudantes-pesquisadores Rodrigo Caetano e Cláudio Barros, integrantes do NUPEM.



Ficou acordado que haverá um levantamento do acervo documental existente nos cartórios de Castelo do Piauí, bem como na Secretaria do Fórum da Comarca. A partir daí se vai estabelecer quais os documentos deverão ser removidos a Teresina, para, sob guarda do NUPEM, serem digitalizados e depois devolvidos ao local de origem.

O desembargador Sebastião Martins elogiou a iniciativa do Departamento de História e do NUPEM para salvaguarda digital da documentação. No entendimento do desembargador, a partir da iniciativa pontual em Castelo do Piauí poder-se-á estender a digitalização a outras comarcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário