sexta-feira, 8 de maio de 2015

Lançamento: Narrativas do Jornalismo e narrativas da Hiatória

Na noite de ontem,  ocorreu no roll da Livraria Universitária monsenhor Melo, na Universidade Federal do Piauí, o lançamento do livro "Narrativas do Jornalismo & Narrativas da História", organizado pelas acadêmicas Ana Regina Rêgo, Teresinha Queiroz e Marcela Miranda. O livro reúne estudiosos brasileiros e europeus que comungam a atração por história e memória, isso por meio da Comunicação e da História.

Em concorrida cerimônia, regada ao bom humor dos autores que se fizeram presentes, os capítulos foram rapidamente comentados. o evento ainda contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq), Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco; o Pró-Reitor de Extensão (PREX), Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho; e o Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), Prof. Dr. Laerte Juvêncio Magalhães.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz, o trabalho executado pela parceria entre os departamentos de História e Comunicação Social, bem como os respectivos programas de pós-graduação foi essencial para o desenvolvimento da obra. "Nós consideramos que não só a imprensa é uma fonte extremamente importante para o Curso de História, como também um objeto de nosso interesse. Então é uma convergência muito grande daquilo que se pesquisa no Curso de Comunicação e no Curso de História", destacou.
Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz
Segundo as organizadoras, o livro é fruto de um trabalho que durou dois anos. A Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo destacou: "Estamos mantendo essa interlocução tanto com o Programas de Pós-Graduação em Comunicação e o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, como também com os núcleos de pesquisa, o que resulta em uma maneira de abrir o diálogo. Nós temos pesquisadores de ambas as áreas, não só da UFPI, mas de outras universidades brasileiras, desde o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e também as instituições europeias".
Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo
Narrativas do Jornalismo & Narrativas da História possui 17 capítulos em três partes. Na primeira, encontram-se os textos teóricos e conceituais; na segunda concentram-se os capítulos que têm como foco personagens da história do jornalismo, como Hipólito da Costa, David Caldas e Torquato Neto e Arnon de Melo; na última parte, encontram-se narrativas referentes a contextos históricos específicos, dentre eles o fazer jornalístico na época do Estado Novo e a imprensa alternativa da década de 1970.
(Autores)
No livro encontra-se capítulos de Ana Regina Rêgo (UFPI), Ana Paula Goulart (UFRJ), Antônio Hohlfeldt (PUC-RS), Berenice Machado (UFRGS), Christa Berger (UNISINOS), Gustavo Said (UFPI), Edwar Castelo Branco (UFPI), Marcela Miranda (UESPI), Manuel Parés i Maicas (UAB-Espanha), José Marques de Melo (UMESP), Lavina Madeira Ribeiro (UNB), Teresinha Queiroz (UFPI), Ranielle Leal (PUC-RS), Vinicius Araújo (UFPI), Laura Brandão (UFPI), Thamyres Sousa (UFPI), Thiago Melo (UFPI) e Francisco Hudson (UFPE).

Fonte: http://www.ufpi.br/noticia.php?id=28976. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário