Em reunião realizada hoje no Núcleo de História e Memória (NUPEM) foram
acertadas as providências para a digitalização de sete caixas de documentos
retirados do Fórum da Comarca de Castelo (116 quilômetros ao Norte de
Teresina), além de livros dos dois cartórios e da Paróquia de Nossa Senhora do
Desterro.
A reunião contou com a presença dos professores Ana Regina Rego, do
Departamento de Comunicação, Fonseca Neto, Johnny Santana, Pedro Vilarinho e
Francisco Nascimento, do Departamento de História, além dos alunos graduandos
integrantes do NUPEM, Rodrigo Caetano Silva, Ronyere Ferreira, Diêgo Assunção e
Cláudio Barros.
Também compareceu à reunião o bacharel em Direito Clarindo José Lopes
Machado, servidor da Corregedoria Geral de Justiça.
Ficou acertado que serão usados scanners
e máquinas fotográficas do Projeto Memória, coordenado pela professora Ana
Regina Rego. Estudantes dos cursos de Comunicação
Social e de História devem fazer o trabalho de digitalização dos documentos,
que também serão catalogados.
Esforços das áreas de Comunicação Social e História da UFPI serão
feitos no sentido de reunir equipamentos e material, além de capital humano,
para que todo o acervo de documento esteja digitalizando e organizado em um
espaço de seis meses, quando expira o prazo para devolução tanto à Comarca
quanto à Paróquia.
O trabalho de digitalização também servirá como guia para se
estabelecer os procedimentos para novas ações no sentido organizar e criar os
arquivos em meio digital de outros documentos existentes em fóruns, cartórios e
paróquias do Piauí.
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