terça-feira, 28 de abril de 2015

Reunião no NUPEM define passos iniciais para digitalização de documentos

Em reunião realizada hoje no Núcleo de História e Memória (NUPEM) foram acertadas as providências para a digitalização de sete caixas de documentos retirados do Fórum da Comarca de Castelo (116 quilômetros ao Norte de Teresina), além de livros dos dois cartórios e da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro.
A reunião contou com a presença dos professores Ana Regina Rego, do Departamento de Comunicação, Fonseca Neto, Johnny Santana, Pedro Vilarinho e Francisco Nascimento, do Departamento de História, além dos alunos graduandos integrantes do NUPEM, Rodrigo Caetano Silva, Ronyere Ferreira, Diêgo Assunção e Cláudio Barros.

Também compareceu à reunião o bacharel em Direito Clarindo José Lopes Machado, servidor da Corregedoria Geral de Justiça.
Ficou acertado que serão usados scanners e máquinas fotográficas do Projeto Memória, coordenado pela professora Ana Regina Rego.  Estudantes dos cursos de Comunicação Social e de História devem fazer o trabalho de digitalização dos documentos, que também serão catalogados.
Esforços das áreas de Comunicação Social e História da UFPI serão feitos no sentido de reunir equipamentos e material, além de capital humano, para que todo o acervo de documento esteja digitalizando e organizado em um espaço de seis meses, quando expira o prazo para devolução tanto à Comarca quanto à Paróquia.

O trabalho de digitalização também servirá como guia para se estabelecer os procedimentos para novas ações no sentido organizar e criar os arquivos em meio digital de outros documentos existentes em fóruns, cartórios e paróquias do Piauí.

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